Turning Torso

Turning Torso, Malmö, Suécia




Com seus 190 m de altura e forma torcida, o edifício Turning Torso, inaugurado em agosto de 2005, virou símbolo da requalificação urbana pela qual passa a região de Porto Oeste, na cidade sueca de Malmö. O que era uma zona industrial obsoleta e degradada junto ao Mar Báltico, hoje está se convertendo em um próspero distrito de uso misto, com habitações, restaurantes, escritórios, uma marina e um campus universitário. Para projetar a torre - a segunda mais alta da Europa depois do Triumph Palace (264 m), em Moscou - o arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava se inspirou no movimento em espiral de um torso esculpido em mármore por ele próprio.



O arranha-céu, como uma escultura gigante, realiza uma torção a partir da base até o topo.Como resultado, dá um giro de 90o do pavimento mais baixo até o mais alto. "O sítio pedia um edifício alto e autônomo, que servisse de marco para a região e que pudesse ser avistado da Öresund Bridge, ponte que conecta a Suécia com a Dinamarca", explica Calatrava. Além da aparência inovadora, a construção se destaca pelo programa multifuncional e pelo uso ininterrupto, 24 horas do dia. Os 12 níveis inferiores destinam-se a uso comercial e o restante, para habitação. 



A história do Turning Torso tem suas curiosidades. Por exemplo, a proposta de criar um edifício a partir de uma escultura não partiu do arquiteto espanhol, mas sim de Johnny Örback, diretor da cooperativa privada de construção HSB Malmö, atual proprietária da torre, que custou 142 milhões de euros para ser erguida. Outro fato curioso: a venda e desmontagem da Kockumskranen, uma grua gigantesca utilizada para a construção de barcos, alterou profundamente a paisagem de Malmö, deixando um grande vazio no skyline da cidade. A obra de Calatrava não só preencheu esse vazio, como também se tornou um símbolo para a comunidade local.


Comentários

Postagens mais visitadas