Prahan Hotel bar

Prahan Hotel Bar: Melbourne, Austrália



A construção que ilustra este post é um belo exemplo das maravilhas que a arquitetura é capaz: a parte traseira de um pequeno pub de Melbourne, Austrália, foi transformada de uma pequena extensão em um amplo e voyeurístico bar. The Prahran Hotel, de autoria do grupo Techné Architects, foi triplicado com de três novos andares inteligentes. A grande estrela do projeto são 17 cabines individuais e ousadas que dominam a fachada e sofisticam o ambiente interno.


Para Justin Northrop, um dos arquitetos responsáveis, as cabines em forma de tubos tornaram o exterior do hotel mais dramático, com um impacto duradouro sobre a construção. Em suas palavras, é como se os hóspedes tivessem, além de seus quartos, outros ambientes com relativa privacidade disponíveis. “Estávamos à procura de um sentido de drama e teatralidade”, define.


As cabines podem ser vistas da rua e em todo o interior do hotel. Cada uma delas abriga até 12 pessoas e possui banquetas de couro estofadas e esteiras de absorção acústica. “A natureza voyeur desses bares é muito importante, a forma como esses espaços estão ligados visualmente”, opina Northrop. O projeto é a quinta colaboração entre a Techné e o grupo Sand Hill Road de hoteis e pubs.


Um dos níveis mais informais, o térreo mistura azulejos policromáticos e pisos de goma manchada, com um pátio repleto de luz natural e vista para a rua. O ambiente externo possui uma parede de concreto trapezoidal de nove metros, com um efeito ondulado.


Na sua essência, design “é espaço de convívio”, diz Northrop. “É proporcionar às pessoas a oportunidade de interagir de maneiras fora do padrão, com toda uma variedade de lugares e formas convivência.” Para ter certeza de que há espaço para festas, uma longa mesa no piso térreo pode ser desmontada, dando lugar a uma pista de dança improvisada. Northrop fez questão de incluir no projeto o espaço para um DJ. “Afinal, bares não são destinados a serem lugares de calma e reflexão”.




Comentários

Postagens mais visitadas